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PEDAGOGIA

A área de Pedagogia tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades básicas para a educação e inclusão escolar através do Sistema Braille na leitura e escrita, Soroban na matemática, assinatura do nome, avaliação e orientações e treino no uso de auxílios ópticos e não óptico, consultorias escolares, acompanhamento do desenvolvimento escolar e atendimento às famílias.

 

O trabalho feito com pessoas com baixa visão é de prestar esclarecimentos, dar orientação e efetuar treinamentos para a utilização de recursos especializados, visando ao melhor uso possível do resíduo visual no desempenho das tarefas escolares, profissionais e da vida diária.

 

Primeiramente é feita uma avaliação pedagógica, através da Avaliação da Visão Funcional, como o deficiente visual com baixa visão apresenta as mais diferentes condições visuais, é importante saber quais as causas da perda visual, seu tipo, as necessidades específicas, como é de que maneira podem ver melhor, o que chamamos de magnificação da visão.

 

Para dar início à construção do treinamento de recursos é preciso que assistido passe por uma estimulação visual onde “aprenderá a ver” a partir de diferentes tarefas cognitivas e sensoriais, tais como:

 

• Tomar consciência de seus diferentes sentidos;
• Preparação para formas;
• Motivação ante a aprendizagem;
• Discriminação e reconhecimento de diferentes relevos;
• Memória e organização “visual”;
• Desenvolvimento da sensibilidade tátil;

 

Os recursos indicados podem ser ópticos, não-ópticos e eletrônicos.

 

Os recursos ópticos consistem de lupas (horizontal; manual; tipo folha) e sistemas ópticos (tele lupas).

 

Os recursos não-ópticos constituem-se de contraste; iluminação; ampliação; cadernos com linhas reforçadas e pautas largas; etc.

 

Os recursos eletrônicos consistem nos videomagnificadores, como a lupa eletrônica.

 

Tendo em vista que a baixa visão manifesta-se em cada pessoa de forma diferente, esses recursos não devem ser usados aleatoriamente, sendo necessários prescrição médica, orientação e acompanhamento do profissional habilitado.


Existem exemplares de cada recurso para conhecimento do assistido, para aumentar a qualidade do atendimento beneficiando os deficientes visuais.

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